top of page

Café e Fertilidade

Foto do escritor: Cinthia FuscoCinthia Fusco

Café está associado a um aumento no risco de infertilidade. A recomendação para as minhas pacientes é evitar completamente o café. Embora possa ser difícil no início, logo percebem diversos benefícios:

1. O café pode deixar você excessivamente alerta, levando a um gasto de energia que não é sustentável.

2. Pode alterar o humor e causar ansiedade, tanto quando é consumido quanto quando é interrompido.

3. A cafeína libera adrenalina, o que pode ser prejudicial para a fertilidade, causando um estado constante de "lutar ou fugir".

Um estudo da Universidade de Yale descobriu que mulheres que consomem apenas uma xícara de café por dia têm um risco de infertilidade 55% maior. Na Medicina Chinesa, o consumo de cafeína é desencorajado, pois pode aumentar o calor no estômago, causar estagnação do Qi do Fígado e ter efeitos negativos nas vias de concepção feminina.

Embora haja controvérsias científicas e culturais sobre esse assunto, conheço o potencial da cafeína e ainda acho prudente desencorajá-la.

Então, o que beber? Café descafeinado pode não ser a melhor opção, pois o processo de descafeinação pode envolver solventes prejudiciais à saúde e fertilidade. Chá verde contém cafeína, então a recomendação é de apenas uma xícara por dia. No entanto, há uma variedade de chás sem cafeína que são benéficos para a saúde e podem ser uma excelente alternativa.


Dra Cinthia Fusco

Acupuntura

 
 
 

Comments


bottom of page